Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œO Brasil tem condições de avançar na Copa", acredita cronista esportivo

Especialistas piauienses apostam na vitória brasileira contra Bélgica, ainda que sem goleada.

06/07/2018 06:59

Depois de ver muitas potencias caírem precocemente na Copa do Mundo 2018, nem todo mundo se arrisca a dar palpites nos confrontos, mas especialistas do Piauí acreditam na vitória da seleção brasileira no jogo desta sexta-feira (6).

Para o cronista esportivo, Severino Filho, o Buim, a partida será uma prova de fogo para mostrar se a seleção brasileira tem condições reais de brigar pelo título. “O Brasil tem condições de avançar, pois vem se corrigindo jogo após jogo, mas não será uma parada fácil e eu acredito, até mesmo, em uma vitória magra, por 1 a 0. Eu até aposto que essa partida é chave, uma prova de fogo para a seleção brasileira provar que está em condições de ser campeã do mundo”, explica.

A seleção belga, desde o início do Mundial, foi cercada de expectativa, pois, depois de décadas, a Bélgica conseguiu reunir muitos craques em uma mesma geração. O ataque formado por Romero Lukaku, Eden Hazard e Dries Mertens chama atenção e vem mostrando eficiência na Copa do Mundo e o cronista Buim frisa isso. “Pela maneira que a Bélgica tem de jogar, com fortes contra-ataques e sem medo de se lançar a frente, promete dificultar a vida do Brasil”, alerta Severino Filho.


A atuação e o treinamento do goleiro titular da seleção, Alisson Becker, agradam os especialistas (Foto: CBF)

O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Cesarino Oliveira, esteve na Rússia, casa do Mundial deste ano e acompanhou todos os jogos da seleção até chegar às quartas de final e afirma que Tite vem fazendo um excelente trabalho e que o grupo cresceu no momento correto.

“Na minha visão, há um planejamento do Tite e esse planejamento vem sendo seguido, que é crescer a cada partida, o Brasil melhora a cada jogo e a recuperação do seu principal atleta, que é o Neymar, também. Vai enfrentar uma seleção que tem bons jogadores individuais, mas eu sou mais Brasil pelo instinto torcedor e também por ser um amante do futebol”, conta Cesarino.

O jogo entre Brasil e Bélgica acontece hoje (6), às 15h. Avançando até as semifinais, a Seleção pega o vencedor do confronto entre Uruguai e França.


O meia Philippe Coutinho é um dos artilheiros da Seleção na Copa (Foto: CBF)

E se for para os pênaltis?

A opção é dolorosa e mexe com o emocional de todos que estão na “energia do hexa”, mas pode acontecer. Caso o jogo entre Brasil e Bélgica se encerre após os 90 minutos e a prorrogação no empate, a definição de qual das duas seleções avança até a semifinal será na disputa de pênaltis. O Jornal O DIA procurou um nome bastante conhecido no Estado quando o assunto é cobrança de pênalti, o goleiro Naylson, responsável direto pelo acesso do River até a Série C do Brasileiro em 2015. Na época, o Camisa 1 defendeu e cobrou um pênalti no jogo do acesso.

“O maior segredo dos pênaltis é ter tranquilidade. Pênalti não é loteria, é competência e o goleiro pode fazer toda a diferença se estiver bem preparado. Eu já vi uns vídeos do Alisson e, pelo que acompanho da carreira, é pegador de pênaltis”, brinca Naylson. O Camisa 1 também lembra que ele é treinado por Taffarel. “Alisson tem uma referência no assunto que é o Taffarel, que tem toda uma história em sua carreira por ser decisivo nesses momentos, então acredito que Alisson está preparado para essa situação”, reforça o goleiro.

Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: